Aventura e natureza pertinho da Capital Paranaense

Parafraseando Manoel Barros: Quando seus olhos estiverem sujos de civilização, e cresce dentro deles o desejo de árvores e pássaros, vá para o MORRO DO CAL.

É uma ótima dica do que fazer no fim de semana perto de Curitiba.

A hashtag Morro do Cal esta cada vez mais presente nos feeds e stories das redes sociais, e não por menos, localizado à 25 minutos do Parque Barigui, com um dos mais belos poentes, atrai pessoas que buscam de ar puro neste momento de isolamento social. Os voos e as aulas de parapente da nossa escola alegram o céu do município de Campo Largo desde o ano de 2011, quando fundamos o espaço, e agora esta na graça de novos aventureiros.
Fogueira, roda de violão, amigos, trator, comida rural, paisagem, horizontes, natureza. Entra na vibe que o espaço ainda te convida para caminhar, trilhar, fotografar, descansar e claro, decolar para alçar belíssimos voos em meio aos remanescentes florestais de araucárias.
Aos pés do Morro do Cal um gramado se estende e serve de área de pouso, treinamento do controle do parapente e também camping em suas margens.
O gramado do pouso é adornado pela mata atlântica, e o horizonte é repleto de morros, que ao fim do dia o astro rei colore a paisagem com novas cores, e atrai tantas cerimônias de casamentos, ensaios fotográficos, blogueiras, influencers e etc. Amantes da arte e da fotografia inovam, pois o que não falta é inspiração para isto. Agora, aliado à todos estes atributos, some sobrevoar livremente e ver toda a beleza de cima, é realmente fascinante.
Morro do Cal
Fim de tarde no Morro do Cal. Foto de Anderson Kaminishi.
No espaço tem a lanchonete, banheiros com chuveiros e estacionamento. O público aprecia os voos em um local confortável.

Praticar um esporte intenso e ao mesmo tempo desfrutar da natureza e aproveitar a tranquilidade da vida rural,  é um privilégio.

Pensando em várias dúvidas que nos perguntam sobre o espaço, realizamos este artigo que irá abordar:

Como chegar no Morro do Cal

Caso tenha o aplicativo waze em seu celular, basta digitar Clube de Parapente Morro do Cal que chegará lá ou pelo google maps, localização aqui.
Descrição: Pegar a estrada para o bairro Guabiroba, 3 km de paralelepípedos e mais 4 km de estrada de terra em boas condições, qualquer carro chega ao local, porém a subida para a rampa é feita exclusivamente pelo trator da propriedade que administra a lanchonete, na bifurcação manter a esquerda, 300m depois virar a esquerda, 2 km para chegar a área de pouso.

Parapente Morro do Cal

Morro do Cal decolagem
Foto de Anderson Kamininshi.
Se você busca muito mais que trilhas, e sim emoções fortes com responsabilidade, é com a gente mesmo!
Da melanina intensificada no cume vamos para a endorfina, dopamina, adrenalina. Em outras palavras suor, movimento, emoção, superação, desafios, liberdade, treinos, felicidade
O voo duplo instrucional de parapente é a experiência para quem busca contemplação.
O curso de formação de pilotos de parapente é para quem busca um novo estilo de vida, novos lazeres, amizades, um novo esporte.
Voo no pôr do Sol
Sobrevoando o Morro do Cal no fim de tarde. Foto de Anderson Kaminishi. Instagram @kaminishi

Como subir o Morro do Cal:

Você pode ir pela propriedade que sedia a lanchonete, como também pela trilha da estrada.  A primeira opção é mais vantajosa pela estrutura de banheiros, estacionamento e segurança, paga-se entrada, já a segunda opção tem a desvantagem principal do veículo ficar na beira da estrada, sem segurança alguma, e não tem valor de cobrança, uma vez que esta na rua.
A trilha do Morro do Cal é ótima para quem quer iniciar na atividade de caminhadas, montanhismo, corrida de aventura, paramontanhismo, hike and fly (caminhar e voar), manter os glúteos tonificados e pernas torneadas, o treino da semana em dia, ou apenas para ter um final de semana em movimento e em contato com a natureza.
Não contém obstáculos, não exige esforços homéricos, sendo a maior parte do trajeto percorrido na sombra. O trecho final é o percurso que mais exige, pela inclinação, e por ser o trecho sem sombra e o mais escorregadio por contas das pedras. Dentro da propriedade há trilha realizada pela estrada, como também trilha pela mata, que também serve como prova de corridas de aventura.

Morro do Cal Tempo de Subida – Trilhas

A nível do mar, a altitude do Morro do Cal é de aproximadamente 1.050 mts. O desnível cerca de 200mts.
Se você for subir a pé pela estrada do trator, o percurso dura entre 30 minutos até 2h00, já que varia conforme o ritmo de cada um. Agora se  for realizar as demais trilhas da propriedade entre os riachos, lagos e etc, o que irá determinar o tempo da sua caminhada ou corrida, será totalmente a sua andança.
Quanto mais cedo for, quanto menos barulho faz, melhores são as chances de fotografar esquilos, bugios, tucanos e tantos outros pássaros, como também cervos que vez ou outra dão o ar da graça por ali.
Em todo caso, orientamos que avise na lanchonete suas intenções. Ou para eles abrirem a propriedade mais cedinho para você, ou para darem conta dos cachorros para sua andança pelas demais trilhas serem tranquilas.

Morro do Cal Passeio de Trator

trator morro do cal
Trator do Morro do Cal, estacionado próximo ao cume.
Se o seu esquema de ir até lá é mais para contemplar, renovar as fotos do instagram e não tanto movimentar o esqueleto, não se preocupe, é possível, pois os responsáveis pela lanchonete oferecem um serviço de traslado, com trator que transporta os apreciadores de horizontes até quase o cume. A subida leva em torno de 15 minutos, sendo percorrida exclusivamente pelo trator, tendo em vista que quem abriu a estrada foram os responsáveis, sendo assim não é permitido que o transporte seja realizado por outros veículos (mesmo os 4×4). O vale subida de trator é adquirido na lanchonete do local.

Morro do Cal Estacionamento

Foto de Rodrigo Silva. Morro do Cal
Achou o Auaventura? Mas não é isso que queremos que repare, mas sim na área de estacionamento, ao longo da lanchonete e a área de pouso de parapentes do Morro do Cal. A foto é de Rodrigo Silva.
O estacionamento é em área aberta, próximo a lanchonete, porém não no gramado utilizado para o pouso e treinamento de parapente.
Para a segurança da vegetação, das formigas e demais insetos, e mais importante ainda a de todos(as) os(as) nossos(as) atletas, como para a integridade da sua forma de transporte (que estaria bem no pouso, podendo ocasionar um acidente), favor não estacionar no gramado.

Acampamento Morro do Cal

Cume do Morro do Cal. Público apreciando as decolagens de parapente.
Cume do Morro do Cal. Decolagem de Parapentes em Campo Largo. Foto de Rodrigo Silva.
É possível acampar no Morro do Cal, desde que não seja em seu cume, e sim no bosque próximo a lanchonete, de maneira a preservar o espaço do cume. Mesmo que  moradores da região digam que pode acampar no cume, não pode, trata-se de uma APP – Área de Preservação Ambiental, o espaço do cume não é propriedade particular, mas sim pública que incide leis ambientais e florestais de preservação.
O cume não é relativamente grande, podemos até considerar pequeno. É íngreme, e seu solo sensível, não comporta aglomerações, e ninguém gosta de aglomeração, com ou sem pandemia e mais um monte de  barracas poluindo o visual 360º. Infelizmente turistas carregando colchões, churrasqueiras e até carvão para o cume esta tornando-se corriqueiro, e nossas intervenções igualmente mais frequentes em focos de incêndios ocasionados por turismo depredatório das barracas, das churrasqueiras e fogueiras. Se não bastasse o crime ambiental dos focos de incêndio, ainda chegam a cavar o solo do cume para fazer valas em torno das barracas. A intenção de aventura é boa, nós entendemos e recomendamos a aventura, a natureza, o ar puro, porém com respeito, com bom senso que devemos pelo meio ambiente. Lembre que próximo da lanchonete existe espaço para as barracas, fogueiras de maneira segura, e banheiros com chuveiros. Aproveite e divirta-se com carinho pela floresta.

Morro do Cal Entrada

O Morro do Cal foi fundado pela Vento Norte Paraglider, em 2011/ 2012, em conjunto com nossos alunos e pilotos, como sede de campo para as aulas de parapente e voos da nossa escola.
Com o passar do tempo fomos ganhando visibilidade, o que acabou por atrair diversos outros esportes, amantes de fotografia, cerimônias de casamentos, turismo, influencers, blogueiras, ensaios fotográficos e eventos esportivos e da natureza, e então em dezembro de 2019 a propriedade passou a ser administrada pelos proprietários da área e seus funcionários. Desvinculando a responsabilidade da Vento Norte Paraglider e do Clube de Voo de qualquer responsabilidade sobre a área, inclusive não recolhemos/recebemos/arrecadamos/ taxa de acesso. Não efetuamos venda de vale-subida de trator, vendas da lanchonete, cobrança de acampamentos entre outros itens.
Todos esses valores devem ser solicitados para os responsáveis pela área da lanchonete (exceto o cume que é APP), e são exclusivamente os responsáveis em administrar todas as atividades dentro da propriedade. Contato Morro do Cal lanchonete e trator: Douglas ou Floriano: 41.9665-9252.

Cuidados COVID-19

A pandemia esta entra nós, mesmo em ambientes abertos é necessário manter todos os cuidados para proteger a saúde e o coletivo. As Américas enfrentam o maior número de casos, o combate contra a pandemia está à cargo da atitude individual e do bom senso da sua gente.
Orientamos que durante a permanência no Morro do Cal:
  • Mantenha o distanciamento social.
  • Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
  • Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
  • Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
  • Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
  • Fique em casa se você se sentir indisposto.
  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
  • Lembre-se de que, isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.
Obs: O conteúdo deste site, assim como as fotos não devem ser copiadas total ou parcialmente sem a devida autorização da Vento Norte Paraglider e autores das fotografias. Caso tenha usado sem os devidos créditos, por gentileza entrar em contato conosco, teremos satisfação em autorizar o uso do texto ou de imagens, desde que os créditos sejam atribuídos aos seus autores.

CONFIRA ALGUMAS RECOMENDAÇÕES E ARTIGOS RELACIONADOS

Para receber nossos artigos basta assinar a nossa Newsletter.

CADASTRAR NA NEWS VENTO NORTE PARAGLIDER

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui