Com o fim de agosto, encerramos as Olimpíadas de Paris e o querido Mata Atlântica Eco Festival 2024, marcado pelo desafiador Hike and Fly no Pico do Araçatuba.

Se o lendário romano Júlio César tivesse subido o Pico do Araçatuba, ele certamente diria: “Veni, vidi, vici. (eu vim, eu vi e eu venci).”

A terceira edição do Hike and Fly Mata Atlântica Eco Festival deixou lembranças profundas em nossos corações. Muitos enfrentaram pela primeira vez uma montanha da Serra do Mar, carregando seus equipamentos de voo pelos belíssimos campos do Araçatuba e respeitando o santuário sagrado que é a natureza. Este evento foi mais do que uma competição; foi uma celebração de superações, desafios, amizade, aprendizados, respeito e conexão com o ambiente e com os outros.

O evento também foi importante porque oportunizou que os pilotos pudessem praticar o hike and fly no Araçatuba, um sonho de tantos que visam se envolver na modalidade, e esse foi um dos nossos principais objetivos nessa edição tão especial que uniu os atletas do voo livre com os montanhistas, regressando às raízes do nosso esporte. Todos conquistaram a si mesmos nessa jornada, reafirmando a essência do espírito de aventura e superação.

Galera descansando na trilha do Morro Araçatuba. Hike and Fly

Um toque histórico para o artigo de hoje.

Simplesmente porque julho e agosto foram concluídos extraordinariamente bem por aqui, e claro, todos nós merecemos uma pitada de curiosidades.

Há séculos, “Vim, vi e venci” é atribuída ao ilustre general romano Júlio César (Caius Iulius Caesar – 47 a.C.), um dos maiores estrategistas da história. Além de conquistar terras e viver um romance lendário com a grande faraó Cleópatra, César deixou sua marca no calendário que usamos até hoje. Ele foi responsável por reformá-lo para os 365 dias do ano e deu o nome ao mês de julho em sua própria homenagem.

Mas não confunda julho com agosto — ou melhor, Júlio com Augusto (Gaius Julius Caesar Octavianus Augustus), sobrinho e sucessor de Júlio, que também nomeou um mês em sua própria honra: agosto e se apoderou do nome do tio afim de associar sua identidade com o prestígio, o poder e as conquistas de Júlio César, e portanto também é chamado de César. Diferentemente dos Targaryen (Casa do Dragão), eles não foram numerados como Aegon I, II, ou III. Talvez porque não podiam prever as tramas que o destino lhes reservava—tramas tão complexas e dramáticas que poderiam ter saído diretamente da mente de George R.R. Martin. Ao contrário do tio, Augustus não se encantou por Cleópatra, deu fim à vida dos herdeiros que ela teve com Júlio, e teria feito o mesmo com ela, se Cleópatra não tivesse sido esperta o suficiente para se antecipar e tirar a própria vida. Dessa forma, Augusto pôs um fim definitivo e histórico à dinastia dos faraós no Egito. O que se seguiu não foi drama nem trama, mas um legado de estabilidade: Augusto é também o responsável pelo início da Pax Romana, um período de 200 anos de paz. Seu nome permanece ao lado do de seu tio e de outros grandes líderes entre os maiores estrategistas da história. Ele também é o culpado pelo mês de fevereiro ter apenas 28 dias, isso porque não queria ficar atrás do tio (o Júlio), e raptou um dia de fevereiro para jogá-lo no mês de agosto. A frase mais famosa do seu império? “Dê a César o que é de César.”

Sem mais delongas históricas. O fato é que o mês de agosto sempre reserva histórias, e por aqui todos viveram e sobreviveram com louvor. Muitos pilotos participaram do hike and fly no Morro do Araçatuba, outros ainda encararam o trail day no Canal Aventura e sem falar na mega revoada no Morro do Anhangava. Foram, viram e venceram, (não leram o bilhete), e entregaram a agosto o que é de agosto. O Mata Atlântica Eco Festival!

Dever cumprido, que venham 200 anos de paz para a natureza!

Ô tristeza. Que a verdade seja dita. A luta pela conservação e proteção da natureza é incessante e desafiadora, muitas vezes com mais derrotas do que vitórias. Vencer uma batalha não significa vencer a “guerra”. O Mata Atlântica EcoFestival é um evento que busca sensibilizar sobre temas cruciais, como conservação e inclusão, através da aventura, arte e cinema. É por isso que ele é tão querido e especial para nós, mas é apenas uma pequena parte de um esforço colossal da sociedade para conscientizar sobre a importância de proteger o meio ambiente para o nosso bem-estar.

Há muito o que compartilhar sobre o MAEF 2024, e farei isso em etapas para não me alongar mais do que já me alonguei. Quem sabe um dia possamos ter 200 anos sem incêndios florestais criminosos que prejudicam nossa flora e fauna, entre tantos outros avanços.

Aproveitando que agosto também celebra o Dia Internacional da Igualdade Feminina, e a mulherada arrasou na terceira edição do Hike and Fly Mata Atlântica EcoFestival 2024, temos uma notícia empolgante para compartilhar: estamos abrindo uma turma exclusivamente para mulheres, a primeira do país! 🎉✈️

Isso não foi por acaso. Aconteceu que cinco mulheres incríveis decidiram aprender a voar conosco e logo perceberam que na Vento Norte Paraglider nosso grupo de mulheres é grande e vibrante. Elas começaram a se movimentar para atrair novas aventureiras para o nosso grupo com a ideia de que a turma delas seja exclusivamente de mulheres.

E tem mais: nossa primeira aluna, que se formou há 20 anos e depois pilotou um dos cinco maiores aviões do mundo, virou escritora e artista, ficou tão empolgada com a movimentação, além de estar emocionada com as Olimpíadas de Paris, que nos enviou um super texto que não dá para deixar só nos grupinhos. Confira:

Em uma Olimpíada marcada pela igualdade de gênero, quem brilha? Nós, mulheres! Das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil, 12 foram nossas. E no lugar mais alto do pódio, só mulheres subiram! Nossos risonhos campos estão cada vez mais floridos!

Esse cenário revela o motivo pelo qual o sexo feminino foi tão reprimido: para esconder a força e o poder que possuímos. Na Vento Norte Paraglider, nossos avanços vão além das alturas e refletem o desenvolvimento social, pois para evoluir como sociedade, é essencial cultivar o respeito por todos. Estão abrindo a PRIMEIRA TURMA EXCLUSIVA DE MULHERES, cheirosa, inteligente, gostosa e poderosa!

Dando voz a quem precisa ser ouvido, respeitando nossas diferenças e aprimorando nossas habilidades em um espaço só nosso. Aqui, além de fazer história, encontramos acolhimento e, sem soltar a mão de ninguém, nos lançamos nessa aventura que é voar.

Realizar sonhos!

Sou Nana Araujo, a primeira aluna mulher da Vento Norte. Buscando realizar um sonho, encontrei um lugar que trouxe à minha vida muito mais do que a incrível sensação de voar. Envolvi-me em um universo particular, conectei-me com pessoas e descobri afinidades. O voo livre me libertou, apresentou novas experiências e acolheu meus medos e inseguranças.

Me ensinaram a voar, não apenas com o parapente. Encontrei uma família, um lugar de afeto, que sempre esteve ao meu lado ao longo desses quase 20 anos, apoiando-me em cada fase da minha vida.

Esse é o objetivo da Vento Norte: ir além do esporte, alimentar um estilo de vida para aqueles que desejam saborear a vida plenamente. Para viver é preciso coragem! Então, apertem os cintos, porque a pilota agora é você!

Nana Araújo

Lemos esse texto, e na hora entendemos! É um depoimento, é um convite, é algo simplesmente dizendo o que recebi hoje mesmo da Esc. Escola Criativa:

Em setembro a sua vida vai mudar para sempre, mas você precisa fazer uma forcinha por aí!

Setembro está chegando e, com ele, alguns desafios empolgantes que estamos prontos para enfrentar. O convite é para que você se junte a nós no front dos voos: realizar voos divertidos, seguros e inesquecíveis, tanto em terra quanto no ar!

Confere os cursos e as datas, basta clicar  na  imagem  abaixo.cursos de parapente

Porque vai por nós, se você agarrar qualquer uma dessas oportunidades, em setembro a sua vida vai mudar para sempre!

Bons, longos e seguros voos!

Tripulação Vento Norte Paraglider

As fotos utilizadas nesse artigo são do Hike and Fly Mata Atlântica Ecofestival 2024, no Morro do Araçatuba, de autoria do fotógrafo Rodrigo Felix Leal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui