No ano em que o mundo fala sobre os 500 anos da morte do grande inventor renascentista Leonardo Da Vinci, um visionário também apaixonado pela possibilidade do homem voar, que perseguiu essa ousada ideia loucamente, que estudou ventos, aerodinâmica e pássaros, deixando um vasto legado de engenhocas quase voadoras, em pleno século 15. Que antecipou a criação de helicópteros e aviões, é que resolvemos contar um pouco sobre a nossa invenção; O simulador de voo. Não apenas porque completa 500 anos do “the end” de Leo, mas especialmente porque estaremos neste sábado (14/09/2019) embarcando para o berço do parapente, a França, com destino à pacata cidade de Saint Hilaire du Touvet, para participar do evento mais tradicional do parapente, Coupe Icare  em seu 46º ano de edição. Com uma infinidades de atividades, como Le Icares Du cinema, um festival de filmes de montanhas e voo e que inclusive o filme brasileiro Ciclos já conquistou o prêmio, fazem parte da Coupe. O festival já esta em sua 37º edição. Confere o teaser 2019!

Fabricantes, editoras, expositores, modalidades e shows aéreos, música, fazem parte do pacote Icare. Mas o que mais atrai a mídia do mundo inteiro é o Icarnaval, que por aqui chamamos de festival de alegorias, onde os pilotos decolam com fantasias criativas e competem para receber o prêmio de melhor figurino, digamos assim.

A Coupe Icare 2019 faz uma grande homenagem ao Da Vinci, como o gênio absoluto do sonho humano de voar, com inúmeras atividades e exposições na temática do inventor, inclusive prêmio especial para o melhor Leonardo da Vinci fantasiado.

É nessa super vibe que a nossa invenção será apresentada ao mundo dos ares, junto com a nossa parceira Sol Paragliders.

Sugestivo não? Muito! Podemos dizer que é uma super motivação estarmos expondo a nossa criação exatamente neste ano.

Em águas passadas, 2010, lançamos o primeiro protótipo do simulador de voo, com o objetivo de aperfeiçoar as tomadas de decisões de cada aluno(a) no nível avançado. A engenhoca fornecia a resposta correta aos comandos efetuados pelo usuário, de maneira a agregar efetivamente no aprendizado de pilotagem e o comportamento de um parapente. Beneficiou a evolução de dezenas de pilotos.

Em novembro de 2018 iniciamos um novo projeto, em conjunto com o engenheiro Fernando Patrick Pilato. O novo projeto já passou por centenas de melhorias, incluiu atualização de software e hardware, um simulador moderno, recursos internos e tecnologias de última geração, como óculos 3D, Wi-fi, foram algumas das mudanças. Totalmente diferente do primeiro, tomando uma nova forma semana por semana, originando a nova empresa: PLANAR Paraglider Simulator, feita por pilotos para pilotos e amantes do voo.

O simulador PLANAR entra no mercado mundial como único, com recursos completos que atendem desde o público geral, piloto iniciante, piloto avançado, escolas, clubes de voo, palestrantes conforme a necessidade de cada usuário.

fernando fernandes
Fernando Fernandes aprendendo a voar no simulador de voo Vento Norte / Planar. Programa apresentado no Sobre Rodas, do Esporte Espetacular.
  • Para escolas e novos pilotos o aumento da segurança e otimização do aprendizado. Possibilita o posicionamento de voo e regulagem selete. A compreensão do futuro piloto nas técnicas de aproximação e pouso antes mesmo de ver a rampa que irá voar. Aprimora os voos em ascendentes de encosta – lift.
  • O desenvolvimento completo com leituras de eletrônicos, GPS e variômetro, leitura de solo, técnicas de navegação aérea, técnica de centralização de correntes térmicas, voo de cross country.
  • Treinamento para competição, com até 25 pilotos on-line.
  • Gráficos personalizados de quaisquer rampas do mundo.
  • Desenvolvimento de parapentes de várias marcas e categorias, considerando performance e comportamento.

O Simulador também pode ser alugado para feiras, eventos, clubes de voos e demais situações de entretenimento. Uma ferramenta para a divulgação esportiva, captação de novos alunos, captação de recursos para Clubes de voo, dinâmica em palestras motivacionais sobre medo, superação e desafios de maneira ativa, quebrando a passividade de uma palestra.

Entre tantas outras possibilidades advindas dos óculos de realidade virtual, vídeo que permitem que o usuário mergulhe no mundo dos pássaros e sinta as sensações de voar livre.

A previsão para abertura de vendas é

  • Para uso em eventos, palestras, etc – Dezembro de 2019.
  • Para uso em escolas, pilotos e etc – Abril de 2020. para abril de 2020.

Até lá o simulador segue percorrendo lugares em busca de aperfeiçoamentos, tecnologias, experiências e testes.

O amor a qualquer coisa é produto do conhecimento, sendo o amor mais ardente quanto mais seguro é o conhecimento.  Leonardo Da Vinci.

Uma vez descoberto o voo no homem, ele estará condenado a vagar pela terra olhando para o céu, pois descobriu o porque os pássaros cantam. Leonardo Da Vinci.

Grupo no WhatsApp – Notícias dos Ares

No aplicativo do Whatsapp temos um grupo denominado “Notícias dos Ares”. Indicamos que entre no grupo caso pretenda fazer o curso ou se informar sobre.
Neste grupo apenas os administradores (nós) contamos o que esta rolando aqui na escola, como aulas práticas, expedições, festas, aulas teóricas, artigos esportivos, dicas variadas e outras coisitas que achamos legal. Ah, e é bom você saber que escrevemos muito pouco por lá, assim não atrapalhamos o cotidiano dos membros do grupo.

Para participar do grupo basta clicar aqui e será automaticamente direcionado para o grupo do “zap” Notícias dos Ares.

Artigos que podem te ajudar: