“Voar de parapente é um esporte muito interessante, pois quebra alguns paradigmas: quanto mais velho você fica, mais experiente, melhor serão seus voos. Ou seja, com o passar do tempo a gente fica mais bem preparado, diferentemente de outros esportes que exigem demais da nossa condição física. Por exemplo, eu jogava basquete, mas com minha idade não consigo mais competir com a molecada, pois não tenho a mesma preparação física, apesar da minha pontaria na cesta ter melhorado. Com o parapente é diferente, quanto mais o tempo passa, mais experiente eu fico e melhor serão minhas decisões no ar.” (Marcos Meier)

A Associação Brasileira de Parapente – ABP – exige documentação que comprove a capacidade física e psicológica do praticante. A própria Carteira Nacional de Habilitação vale como comprovante devido ao exame médico e psicotécnico exigido pelo órgão competente. Caso o praticante não tenha CNH, torna-se necessário apresentar atestado médico.

Apesar do parapente não exigir rigorosamente preparo físico é importante ter em mente que praticar atividades físicas, alimentar-se bem, dormir bem, ir ao médico com regularidade e outros hábitos positivos são importantes para uma vida saudável, plena e com menos riscos. O ideal é que faça um check-up para iniciar no esporte conversando com seu médico a respeito para averiguar se não há nenhum impedimento como crises agudas de labirintite, desvios sérios e perigosos na coluna, osteoporose, problemas cardíacos etc. Nunca é tarde para começar a cuidar-se melhor e praticar qualquer atividade com tranquilidade.

Embora no Brasil não haja decretos ou normativas que expressem proibições da prática esportiva parapente, na Europa existe uma comissão médica que informa as contraindicações para cada esporte. Transcrevo as emitidas pelo Conselho de Medicina da Federação Francesa de Voo Livre, caso tenha alguma das contraindicações orientamos que busque um médico que avalie qual é a sua situação e seus riscos esportivos.
CONTRAINDICAÇÃO SISTEMA NERVOSO
Qualquer alteração ou perda de consciência de origem conhecida ou desconhecida (epilepsia, desconforto vagal, espasmofilia) é uma contraindicação até o desaparecimento clínico ou para clínico estabilizado dois anos sem ou com tratamento, se isso não afetar o nível de vigilância e sua administração for compatível com a atividade.
A ser avaliado individualmente dependendo da intensidade da prática e do tratamento:
  • Seqüelas de doenças cerebrais ou meníngeas, traumáticas ou não, com risco aumentado de edema cerebral hipóxico altitude.
  • Deficiência psicológica conhecida e / ou tratada, ou detectada durante o exame que verifique a instabilidade ou perda de domínio de si.
  • Qualquer intoxicação ou qualquer tratamento (medicamentoso ou não) que possa levar à falta de controle.
MOBILIDADE
É necessário possuir mobilidade física.
Contraindicações: Instabilidade do ombro não operada e não estabilizada.
A ser avaliado individualmente dependendo da intensidade da prática e do suporte:
  • Alteração da proprioceptividade dos membros inferiores (em particular não restaurada após trauma).
  • Instabilidades espinhais, material de osteossíntese espinhal causando rigidez que não permite controle satisfatório pilotagem.
  • Hérnias, eventrações, até consolidação pós-cirúrgica, (3 meses “simples”) ou 6 meses (coluna), então reavaliação a cada 6 meses por 2 anos após a consolidação.
Sistema cardiovascular:
Contra-indicações: doença cardíaca instável .
Para ser apreciado de acordo com a intensidade da prática e do apoio:
  • Distúrbios da hemostasia
  • Insuficiência respiratória sintomática, enfisema sintomático na saturação de O2
  • Tontura verdadeira e distúrbios de equilíbrio (teste de Romberg, nistagmo, teste de equilíbrio 1 ou 2) não estabilizado.
  • A ser apreciado dependendo da intensidade da prática e do suporte: A perda auditiva não permite que uma voz seja ouvida sussurrado a 1m.
OFTALMOLOGIA E CAPACIDADE VISUAL:
Contra-indicações: Qualquer patologia que não permita que os obstáculos do caminho sejam visualizados para evitá-los:
  • Visão do relevo após correção insuficiente para avaliar a distância aos obstáculos;
Para ser apreciado de acordo com a intensidade e tratamento:
  • Cegueira unilateral.

Grupo no WhatsApp – Notícias dos Ares

No aplicativo do Whatsapp temos um grupo denominado “Notícias dos Ares”. Indicamos que entre no grupo caso pretenda fazer o curso ou se informar sobre.
Neste grupo apenas os administradores (nós) contamos o que esta rolando aqui na escola, como aulas práticas, expedições, festas, aulas teóricas, artigos esportivos, dicas variadas e outras coisitas que achamos legal. Ah, e é bom você saber que escrevemos muito pouco por lá, assim não atrapalhamos o cotidiano dos membros do grupo.

Para participar do grupo basta clicar aqui e será automaticamente direcionado para o grupo do “zap” Notícias dos Ares.

Artigos que podem te ajudar:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.