BORA PARA A ILHA!

A Ilha do Mel é considerada por muitos a detentora das praias paranaenses mais belas. Esse refúgio natural faz parte do calendário da nossa escola de voo livre.

O foco principal das trips para a Ilha é desenvolver habilidades e técnicas dos alunos e pilotos do curso de parapente. É neste pedacinho especial de terra que executam os seus primeiros desafios aéreos. Aprimoram técnicas de pilotagem, realizam os primeiros voos solos, outros as primeiras longas horas de voo, realizam manobras de descida e voam até o anoitecer. Embelezam a paisagem natural e inspiram diversas pessoas a ingressarem no fantástico mundo do voo livre.

Um ponto adicional que torna a viagem ainda mais especial é a presença de familiares e amigos, que acompanham a aventura de maneira ativa, além disto com a oportunidade de realizar um voo duplo e sentir a poesia dos ares que encanta tantos aventureiros.

Novas amizades, muitas histórias, aventuras e o privilégio de ver toda a beleza do local de um ângulo fascinante – ficam gravadas na lembrança, comprovando que o melhor da vida não são coisas, mas sim experiências.

INFO DE VOO

Com os quadrantes de vento sul, sudeste e nordeste, a decolagem é relativamente fácil para o piloto que possui pleno domínio do seu equipamento de voo.

O pouso Sul é enorme, o que torna muito difícil errar!

O maior cuidado que o piloto deve ter é em frente à Praça de Alimentação. Procure sempre pousar na areia, evitando a restinga que acompanha toda a Praia de Fora por algumas razões:
  • Trata-se de uma área de conservação fiscalizada por funcionários do IAP. Pousar ou dobrar equipamento nessa área pode gerar multa para o piloto ou apreensão do equipamento, conforme lei ambiental.
  • A restinga possui grandes áreas alagadas e fundas, podendo passar do tornozelo em alguns pontos. Um pouso ali poderá lhe render escorregões ou até mesmo memorável tombo, que além de molhar e danificar seus equipamentos, poderá lhe causar alguma torção.
  • Algumas espécies de animais fazem seus ninhos na restinga.

Já o pouso Nordeste exige um pouco mais de astúcia e experiência quando a maré está alta (a fim de evitar arborizar). Em maré baixa, segue o mesmo padrão do pouso sul.

Respeite as regras de tráfego aéreo!

Na Praia de Fora, em frente a Praça de Alimentação, são realizados os treinos de controle de solo.

CULTIVE SUA SORTE, TREINE!

O vento constante e a geografia do local permite aprimorar e desenvolver técnicas de controle de solo. Esses treinamentos são importantíssimos para a execução de decolagens seguras e elegantes, além é claro da familiarização e afinidade cada vez maior do piloto com seu equipamento de voo.

Todos os alunos e pilotos Vento Norte devem executar esse treinamento até chegar a perfeição, mantendo o pleno domínio do equipamento durante toda a vida esportiva. Quem erra decolagem, 80% das vezes é por falta de treino.

Orientamos que todos aproveitem a viagem para aprimorar o domínio do equipamento, quem estiver autorizado a decolar, porém esta muito ansioso é uma ótima forma de se tranquilizar e adquirir confiança pelo conhecimento e técnica.

INFOS ÚTEIS ILHA DO MEL

Programação Vento Norte

As atividades da escola são intercaladas e/ou simultâneas entre treino solo, voos dos alunos e pilotos e voos duplos, conforme quadrante e intensidade do vento, assim como o nível técnico e ritmo de aprendizado de cada aluno, enquanto alguns utilizarão o dia para voar, outros utilizarão o dia para aperfeiçoar o domínio do equipamento em solo para executar decolagens com tranquilidade e técnica.

Os voos duplos são realizados conforme a avaliação dos instrutores. Saiba mais sobre os voos duplos aqui.

Celular e internet

O serviço de telefonia móvel e internet na Ilha do Mel é bastante instável. A conexão disponível é muito lenta e em alguns pontos não existe cobertura. Algumas pousadas oferecem Wi-Fi.

Pilotos e alunos: Recomendamos que mantenha o rádio na frequência da escola, evitando falta de comunicação via celular.

IMPORTANTE: Leve água, lanche, protetor solar e repelente para a Praia de Fora

Atualmente a Praça de Alimentação da Praia de Fora esta fechada, sem previsão para reabrir. Era o único comércio desse lado da Ilha.  Tendo em vista que passamos a tarde na Praia de Fora, é importantíssimo que leve água com você, para evitar desidratação e insolação. Levar lanches (frutas ou barrinhas de cereais) também é recomendado.

A água e outros alimentos são comprados na Praia de Dentro, onde além de ser o local das pousadas, tem mercadinhos.

Algumas pessoas levam kooler – caixas térmicas para a Praia de Fora, caso tenha e queira levar, não hesite, será usado.

No verão é possível que tenha vendedores ambulantes na Praia de Fora, porém não conte com isso em baixa temporada, que o turismo é basicamente concentrado em pilotos de parapente, corridas esportivas, surf e ocasionalmente turistas passeantes.

Tenha em mente que você irá passar o dia em contato com a natureza e é necessário que proteja-se do sol com protetor solar, boné, chapéu, viseira, óculos, que mantenha-se hidratado. Todos esses cuidados além de evitar câncer de pele em razão da exposição constante aos raios uv, também evitam insolação/desidratação.

Leve sempre com você um saco plástico para acondicionar o seu lixo.
A grande maioria das rampas, pousos e locais de treinos não possuem lixeiras, portanto você é o responsável por dar o destino correto ao seu lixo. Deixar para trás latas, plásticos, tampinhas e outros tipos de lixo, além de poluir, pode causar incidentes com animais curiosos. Seja responsável com o meio ambiente. Traga todo o seu lixo de volta com você. Não enterre o seu lixo. Esta ação polui o lençol freático, podendo até mesmo atingir uma nascente ou córrego.

Clima

Como as atividades ocorrem no mar de fora, a incidência de ventos pode ser constante, em dias frescos e de inverno esses ventos são um pouco gelados, portanto um agasalho é bem vindo, inclusive para voar com maior conforto (sem sentir frio).

A temperatura na Ilha é a do litoral paranaense. Verão quente, inverno fresco para frio.

Medicamentos

A Ilha não possui farmácia, é necessário levar os medicamentos pertinentes a sua saúde.

Alimentação

A ilha é repleta de pequenos restaurantes e lanchonetes para refeições simples ou petiscos, caso busque uma refeição diferenciada a dica é reservar ou agendar um jantar na Pousada das Orquídeas ou na Pousada Fim da Trilha.

Eletricidade

Verifique antes de viajar se os seus aparelhos, como notebooks e celulares funcionam tanto em 220 como em 100 volts, ou seja se são bivolts. A voltagem oficial é de 110 volts.


Caso não tenha ingressado no esporte, mas tem a intenção, saiba que você pode participar dessa trip e começar a sua aventura nos ares.

ASSINAR A NEWSLETTER E OBTER MAIORES INFORMAÇÕES

Participe e viva essa experiência inigualável.

Artigo de Nicolle Muraro

Outras informações sobre a Ilha do Mel:

Como chegar na área de voo Ilha do Mel.

Atrativos Ilha do Mel.

Fotos do Festival Eco Cultural e Esportivo – 2016