Próxima Trip: 11/04/2024 a 23/04/2024.

A supremacia chilena na classificação de melhor destino de turismo de aventura da América do Sul segue inabalável, pelo quinto ano consecutivo, de acordo com a premiação do World Travel Awards, realizada em junho de 2019.

A paisagem invulgar, a quietude da amplidão e o farto menu de aventuras, atrai olhares e preenche sonhos das almas aventureiras. Aos alados e aladas, a  imersão aérea enche o diário de bordo com incontáveis horas de puro voo.

Iquique, é o Q.G  chileno para voar de parapente, inclusive já foi cenário de uma das produções do piloto francês Jean Baptiste Chandelier.

O que atrai tantos aventureiros do mundo ao deserto mais seco do planeta é uma série de possibilidades e até do imaginário, pois o misto de filme de ficção científica, onde a imaginação leva a crer ser lunar ou de marte, com um bom livro foto documentário sobre oásis, salares, povos andinos, lagunas repletas de flamingos, com llamas e vicunhas, vulcões que se elevam abaixo do céu mais límpido, cidades fantasmas, são alguns itens que preenche o protagonismo do turista. Agora acrescenta a experiência inigualável de sobrevoar este complexo ambiente, pois é, merece estar na lista de “Lugares para voar”.

Voar de Paraglider no Chile

As montanhas e morros de areia que dominam a paisagem, com suas rochas, a Cordilheira dos Andes, o rico pacífico, a brisa constante, as n’s possibilidades de amplos pousos e sol diário fazem da região norte chilena, uma constante temporada de voo, e que não tira férias. Para todos os paladares, do piloto calouro ao veterano.

Com a média de apenas 7 dias não voáveis durante o ANO, consolida-se como o local com as condições para o voo livre mais certeiras.

Vai para voar, e VAI voar todos os dias. Não tem chuva que arme por lá e molhe o seu roteiro. Quer dizer, raramente precipitações mínimas ocorrem, mas se isto ocorrer justamente na sua vez, saiba que irá ver um cenário mais único ainda, pois as dunas de areia tornam-se um extenso tapete verde que não dura semanas.

A rotina que denominamos como IMERSÃO NO VOO LIVRE frequentemente atinge 5 até 6 horas de voo. Se voar 7 dias da expedição, volta para o lar com o digno diário de voo preenchido com muitas horas de vida aérea.

Parapente em Alto Hospício

O voo da manhã é realizado nas imediações de Iquique, em Alto Hospício, que possui três locais de pouso distintos, além da estupenda duna urbana denominada Cerro Dragon, que já foi considerada a maior duna urbana do mundo, isso quando as construções ainda não haviam avançado sobre ela. Apesar de magnífica, acredite, esta abaixo da decolagem.

Piloto Vento Nortenho Pedro Giglio sobrevoando Cerro Dragon.

O voo em Alto Hospício é realizado pela manhã, sendo o primeiro muito tranquilo e os demais termodinâmicos.

Parapente em Palo Buque

Já o voo em Palo Buque é realizado após às 16h00, normalmente, e paramos de voar somente quando escurece, por volta das oito horas da noite.

Foto de 2019. 09 Pilotos Vento Norte nessa foto. Consegue achar?

Palo Buque é o verdadeiro chamariz das aventuras aéreas chilenas. Único, exclusivo, surreal. A partir do chão, praticamente a nível do mar, com um vento de cerca de 25 até 30 km/h, controla-se o equipamento de voo, aprimora-se técnicas, habilidades e em poucos segundos atinge-se alturas fenomenais para quem decolou do chão sem absolutamente nenhum artificio, a não ser a própria habilidade e técnica. O visual é maneiríssimo.

Foto registrada por Jeanine Meier.

Dunas e mais dunas gigantescas contribuem para que se atinja 900 mts, o oceano pacífico sempre a vista e todo mundo sai ganhando nesta brincadeira deliciosa, que só termina no poente, que vem com seu pincel dar novas cores para o voo, pintando tudo com as cores do fogo.


Pré – Briefing da Expedição de Voo Livre Deserto do Atacama

Os participantes da expedição do Atacama recebem o material informativo com as descrições dos locais, roteiros sugeridos, dicas, recomendações, e demais informações que consideramos pertinentes, inclusive algumas curiosidades culturais. Esse material é encaminhado ao longo dos meses, ou publicados por aqui.


Briefing de Voo em Iquique

No primeiro dia é realizado um bate papo sobre as peculiaridades dos sítios de voo, o plano de atividades, as instruções. É abordado as aproximações, venturis, rotores, térmicas e pousos possíveis.

O plano de atividades poderá ser alterado durante o bate papo, conforme a customização do perfil, habilidade e vontades do grupo. Podendo ser incluído novos sítios ou passeios de tour, previamente encaminhados ao longo dos meses antecedentes a data.


Instrutores Guias

Daniel Ayra: Residente e nascido em Iquique, piloto e instrutor de paraglider, guia turístico. Daneil é atencioso, cuidadoso e com vasta experiência no serviço turístico e de instrução de voo. No ranking 2018 Chileno, conquistou o terceiro lugar geral no campeonato de parapente.

A presença de Daniel é fundamental não apenas para os voos e instruções, mas também por garantir o bom andamento da expedição em todos os sentidos práticos, afinal de contas estamos na praia dele literalmente.

Márcio André Lichtnow: Instrutor responsável pela formação de centenas de pilotos. Líder da expedição. Fundamental para a instrução dos pilotos. Voa desde 1996 e leciona o curso de parapente desde 2005, sendo um dos instrutores com maior número de formação de pilotos no Sul do país, sendo líder no Paraná.


Informações da Expedição