Viajar para a Ilha do Mel faz parte do nosso calendário anual, e para você aproveitar ainda mais esse refúgio paranaense enumeramos alguns atrativos para você, seus amigos e familiares desfrutarem da Ilha por terra também.

São 35 quilômetros de perímetro, com belas praias, desertas ou com pouca urbanização. Dos seus 2.700 hectares apenas 200 tem permissão de uso, ou seja a maior parte da Ilha se constitui de área de preservação.

A população da Ilha se distribui entre algumas pequenas vilas: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza.

O voo acontece em ENCANTADAS.

Na Ilha não é permitido veículos automotores e de tração animal, ou seja a locomoção é realizada por caminhadas.

Os pontos turísticos de maior destaque são a Gruta de Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N.S. dos Prazeres, todos abertos a visitação pública.

Durante as caminhadas fique atento aos galhos de árvores, pois a Ilha é repleta de pássaros.

Gruta de Encantadas 

É considerada o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada. O nome da Gruta remete a uma antiga lenda a cerca de lindas sereias se abrigavam no local, empurradas pelas ondas.

Morro da Cruz (também chamado de Ponta da Nha Pina) 

No alto do Morro há uma cruz e uma capela erguida em homenagem a São Francisco de Assis. Seu cume proporciona uma belíssima panorâmica da Praia do Miguel.

Canal da Galheta

Ponto de observação dos navios que por ali passam. O Canal também é a passagem de baleias e alguns peixes. 

Farol de Encantadas

Para se chegar ao Farol, deve-se tomar uma trilha de difícil localização (entre o mar, árvores, raízes e pedras), ela se inicia em uma subida, seguida de uma decida até a pequena praia de um pescador e criador de ostras. Uma nova subida, e chega-se ao Farol. Esta segunda parte de trilha apresenta pouquíssima luz em virtude da mata densa. Há pouca referência em livros sobre essa trilha, embora ela leve ao lugar mais belo para apreciar o pôr-do-sol (não esqueça sua câmera fotográfica!). A caminhada é leve e fácil, leva-se de 20 a 30 minutos.

Há também caminhadas mais pesadas, localizadas em Nova Brasília.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Erguida com paredes de um metro e meio de espessura, a Fortaleza foi concluída 1769. No alto do Morro da Baleia, junto à Fortaleza, estão canhões e trincheiras de pedras, o corredor é conhecido como “Labirinto dos Canhões”. Há também um mirante, com uma incrível vista panorâmica. Já no outro morro, em seu topo, temos o Farol das Conchas, visto de praticamente todos os pontos da Ilha.

Passa-Passa

Nome dado pelos locais, é a parte mais estreita da Ilha do Mel. O local sofre um processo de erosão desde 1930, porém atualmente a água já não atravessa mais de um lado ao outro (último evento foi registrado em 1995). A largura atual é de 30 metros e somente nas grandes ressacas a água chega a atravessar de um lado a outro.

Além dos pontos turísticos, há ainda outras atrações:

  • Locação de bicicletas;
  • Passeios de barcos até as diversas as Ilhas da região;
  • Aulas de surf (ministradas pelo Maninho);
  • Observação de aves e outros animais.  Na Ilha é possível avistar diversas espécies de aves, lagartos e cobras (em sua grande maioria inofensivas, atacam somente quando ameaçadas).

A VIDA NOTURNA (ENCANTADAS)

Forró na Praça de Alimentação

Aqui você descobre o verdadeiro significado da palavra caiçara e entende o que é a cultura forró-pé-de-serra. Acontece todos os finais de semana durante todo o ano na Praça de Alimentação, na Praia de Fora.

Toca Raul

O pub tem o ambiente alternativo: divertido e despojado. À meia luz, nos é possível ver imagens de Raul Seixas, Janis Joplin e entre outros. Há também um violão que pode ser utilizado pelos próprios clientes. O proprietário Ernani ficou famoso não apenas por lembrar Raul Seixas, mas também porque desenvolveu uma bebida à base de vodca, a MELEKA. A fama dessa bebida pode ser constatada em uma matéria da Gazeta do Povo.

Casa da Lua

É um local extremamente criativo, cenográfico e envolvido por misticismo. A proprietária Cris transformou o lixo deixado pelos turistas em decoração para o seu espaço, seja dentro da sua própria casa, da pousada ou do bar. Este fato por si só já faz da Casa da Lua um lugar interessante de se visitar, durante o dia ou à noite. Ainda há o fato de a proprietária, por alguma razão desconhecida, ter a fama de ser uma bruxa de mil anos.

Vai para a Ilha do Mel? Relaxa… que a Ilha é roots!


Caso não tenha ingressado no esporte, mas tem a intenção, saiba que você pode participar dessa trip e começar a sua aventura nos ares.

ASSINAR A NEWSLETTER E OBTER MAIORES INFORMAÇÕES

Participe e viva essa experiência inigualável.


Artigo de Nicolle Muraro

Outras informações sobre a Ilha do Mel:

Dicas sobre a Ilha e dicas sobre o Voo Livre por lá

Como chegar na área de voo Ilha do Mel.

Atrativos Ilha do Mel.

Fotos do Festival Eco Cultural e Esportivo – 2016