A AVENTURA E A NATUREZA PERTINHO DE VOCÊ

Parafraseando Manoel Barros: Quando seus olhos estiverem sujos de civilização, e cresce dentro deles o desejo de árvores e pássaros, vá para o MORRO DO CAL.

É uma ótima dica do que fazer no fim de semana perto de Curitiba.

Isso mesmo! Há cerca de 25 minutos do Parque Barigui, é que os voos e as aulas de parapente da nossa escola alegram o céu do município de Campo Largo, o verdadeiro bate e volta para a aventura Curitiba, pois faz parte da sua região metropolitana.

Sol, trilha, riachos, terra, bosque, acampamento, fogueira, roda de violão, amigos, trator, comida, paisagem, horizontes, natureza. Entra na vibe que o espaço ainda te convida a caminhar, trilhar, fotografar, descansar e claro, decolar para alçar belíssimos voos em meio aos remanescentes florestais de araucárias.
Praticar um esporte intenso e ao mesmo tempo desfrutar da natureza e aproveitar a tranquilidade da vida rural, um refúgio ao lado de Curitiba, é um privilégio.

A SIMPLICIDADE É O ÚLTIMO GRAU DE SOFISTICAÇÃO

Aos pés do Morro do Cal um gramado se estende e serve de área de pouso e treinamento do controle do parapente. Nesse espaço tem a lanchonete, dois banheiros com chuveiros, um feminino e outro masculino, área de estacionamento aberto, área de camping.
O gramado do pouso é adornado pela mata atlântica, e o horizonte é repleto de morros, que ao fim do dia, o astro rei (o sol) pinta com suas cores, toda a paisagem. Vale te contar que algumas pessoas consideram um dos mais belos poentes da região, o que atrai tantas cerimônias de casamentos e ensaios fotográficos. Se tu é amante da arte e da fotografia, vai se amarrar. Mande ver na foto do pôr do sol, e mande um redondo dane-se para quem falar que foto da bola de fogo no céu é clichê, primeiro que a pessoa que fala isso não deve ser curitibana, segundo que vivemos tempos que quase tudo que há de singelo, simples e verdadeiro ganhou rótulos de clichês, e terceiro, fala sério; Quem gosta de rótulo é bula de remédio. Então “saca la foto”, uma “ousadia” bem vinda nesses novos tempos.
Os gurus disseram que uma vida sem rótulos é uma vida foda. Para comprovar isso, aí esta a fonte de vitamina D, escancarando suas cores de fogo na lanchonete do Morro do Cal. Como somos movidos a energia solar e apreciamos tanto seus benefícios, tem um álbum todinho dele. Confere lá. 

Sol e Parapente

Da melanina intensificada no Morro do Cal, vamos para a endorfina, dopamina, adrenalina. Em outras palavras suor, movimento, emoção, superação, desafios, liberdade, treinos, felicidade.

Como subir o Morro do Cal:

Você pode ir pela propriedade que sedia a lanchonete, como também pela trilha da estrada.  A primeira opção é mais vantajosa pela estrutura de banheiros, estacionamento e segurança. Enquanto a segunda opção tem a desvantagem principal do veiculo ficar na beira da estrada, sem segurança alguma.
A trilha do Morro do Cal é ótima para quem quer iniciar na atividade de caminhadas, montanhismo, corrida de aventura, paramontanhismo, hike and fly, manter os glúteos tonificados e pernas torneadas, o treino da semana em dia, ou apenas para ter um final de semana em movimento e em contato com a natureza.
Não contém obstáculos, não exige esforços homéricos, sendo a maior parte do trajeto percorrido na sombra. O trecho final é o percurso que mais exige, pela inclinação, e por ser o trecho sem sombra e o mais escorregadio por contas das pedras. Dentro da propriedade há trilha realizada pela estrada, como também trilha pela mata, que também serve como prova de corridas de aventura.

Morro do Cal Tempo de Subida – Trilhas

A nível do mar, a altitude do Morro do Cal é de aproximadamente 1.050 mts. O desnível cerca de 200mts.
Se você for subir a pé, o Cal, pela estrada do trator, o percurso dura entre 30 minutos até 2h00, já que varia conforme o ritmo de cada um. Agora se você for realizar as demais trilhas da propriedade entre os riachos, laguinhos e etc. O que irá determinar o tempo da sua caminhada ou corrida, será totalmente a sua andança.
Quanto mais cedo for, quanto menos barulho faz, melhores são as chances de fotografar esquilos, bugios, tucanos e tantos outros pássaros, como também cervos que vez ou outra dão o ar da graça por ali.
Em todo caso, orientamos que avise na lanchonete suas intenções. Ou para eles abrirem a propriedade mais cedinho para você, ou para darem conta dos cachorros para sua andança pelas demais trilhas serem tranquilas.

Voo de Parapente Morro do Cal

Agora se você quer muito mais que mover o esqueleto e busca emoções que te tirem o pé do chão, o caminho é o voo duplo instrucional ou ingressar no curso de formação de pilotos de parapente.

Quadrante de Decolagens: Norte (N), Nordeste (NE), Sudeste (SE), Sul (S), Sudoeste (SW), Oeste(W), Noroeste (NW).

Morro do Cal Passeio de Trator

Se o seu esquema de ir até lá é mais para contemplar, e não tanto movimentar o esqueleto, não se preocupe. Há um trator que leva os apreciadores de horizontes até quase o cume, embora pode elevar seu nível de adrenalina mesmo assim, nas áreas mais críticas do terreno. A subida leva em torno de 15 minutos, sendo percorrida exclusivamente pelo trator, pois por motivos de segurança e preservação ambiental não é permitido que o transporte seja realizado por outros veículos (mesmo os 4×4). O vale subida de trator é adquirido na lanchonete do local.

Morro do Cal Estacionamento

O estacionamento é em área aberta, próximo a lanchonete, porém não no gramado utilizado para o pouso e treinamento de parapente.
Para a segurança da vegetação, das formigas e demais insetos, e mais importante ainda a de todos(as) os(as) nossos(as) atletas, como para a integridade da sua forma de transporte, favor não estacionar duas rodas, três rodas, quatros rodas, nesse espaço. Tão pouco estacionar uma van, um ônibus, um caminhão, um avião.

Acampar no Morro do Cal

É possível acampar no Morro do Cal, desde que não seja em seu cume, e sim no bosque, de maneira a preservar a vegetação, afim de evitar incidentes e acidentes na decolagem dos parapentes. Da mesma forma recomendamos que entre em contato com os responsáveis.

Morro do Cal Entrada

O Morro do Cal foi fundado pela Vento Norte Paraglider, em 2012, em conjunto com nossos alunos e pilotos, como sede de campo para as aulas de parapente e voos da nossa escola.
Com o passar do tempo fomos ganhando visibilidade, o que acabou por atrair diversos outros esportes, amantes de fotografia, cerimônias de casamentos, turismo, ensaios fotográficos e eventos esportivos e da natureza, e então a propriedade passou a ser administrada pelos proprietários da área e seus funcionários. Desvinculando a responsabilidade da Vento Norte Paraglider e do Clube de Voo de qualquer responsabilidade sobre a área, inclusive não recolhemos/recebemos/arrecadamos/ taxa de acesso. Não efetuamos venda de vale-subida de trator, vendas da lanchonete, cobrança de acampamentos entre outros itens.
Todos esses valores devem ser solicitados para os responsáveis pela área. Contato lanchonete: Douglas ou Floriano: 41.9665-9252.
COMO CHEGAR NO MORRO DO CAL

Caso tenha o aplicativo waze em seu celular, basta digitar Clube de Parapente Morro do Cal que chegará lá.

Acesso: Pegar a estrada para o bairro Guabiroba, 3 km de paralelepípedos e mais 4 km de estrada de terra em boas condições, qualquer carro chega ao local, porem a subida a rampa é feita exclusivamente pelo trator do clube que administra a rampa, na bifurcação manter a esquerda, 300m depois virar a esquerda, 2 km para chegar a área de pouso.

CONFIRA ALGUMAS RECOMENDAÇÕES

Para receber nossos artigos, saber qual será a programação dos nossos fins de semana, assina a nossa Newsletter.

ASSINAR  A NEWS VENTO NORTE PARAGLIDER