Os equipamentos de voo são adquiridos como itens separados, sendo o parapente propriamente dito ou velame; selete (cadeira); pára-quedas reserva; mosquetões (conectam parapente, selete, reserva); rádio VHF; capacete; variômetro; GPS e outros itens de gosto pessoais, mas não obrigatórios.

Para cada piloto existe um equipamento adequado, que varia de acordo com a sua estatura, peso, habilidade e objetivo.

Parapente é denominado também de paraglider, paragliding, paraka, paraca, asa, velame, glider e equipo.

Piloto Iniciante (ou com baixa frequência de voo ou que busca apenas o prazer de voar curtindo a paisagem):  o equipamento é projetado visando prioritariamente a segurança, aceitando alguns erros cometidos pelo piloto devido à inexperiência. Na maioria dos colapsos, o parapente reabre sem que o piloto reaja.

Parapente Sycross – Intermediário / Selete competição

Piloto Intermediário:  o equipamento é projetado visando maior performance, mas também a segurança. Permite ainda alguns erros, mas já exige certa experiência do piloto com relação ao conhecimento de seu equipamento e como este se comporta. Exige certa reação do piloto em caso de colapso.

Piloto de competição ou acrobacia: o equipamento é projetado visando prioritariamente performance superior. Como não permite erros, exige maior experiência do piloto com relação à atuação e ao comportamento do velame. Qualquer colapso demanda ação correta e precisa do piloto para reabertura.

Selete refere-se a “cadeirinha” que o piloto esta acomodado.

Selete competição

Selete para piloto iniciante: projetada com um sistema de airbag, protege em caso de pousos não convencionais.

Selete para piloto de competição ou acrobacia: projetada com sistemas que diminuem o arrasto, favorecendo a aerodinâmica.

Selete reversível para voos de lazer e/ou de montanhas.

CONSIDERAÇÕES

Em nossas aulas práticas fornecemos equipamentos completos e homologados para o nível de iniciação no esporte. O que garante maior qualidade, segurança e facilidade no aprendizado. Damos a oportunidade do futuro piloto conhecer e praticar o esporte sem se preocupar em adquirir o equipamento em um primeiro momento. O aluno poderá avaliar seu investimento futuro com sabedoria e critérios e quando o momento certo chegar.

Por se tratar de um esporte radical (e o que você procura é diversão e não sustos), não recomendamos a compra de equipamentos antes de um mês de aula e sem a orientação de seu instrutor. Desta forma, evitamos decepções pela compra de um parapente não adequado ao seu tamanho, peso ou habilidade, ou ainda, um equipamento condenado, que coloca sua integridade física em risco (além da perda financeira). Lembre-se: os equipamentos possuem vida útil.

O Instrutor tem condições de lhe orientar na aquisição de seu primeiro equipamento, que deve ser uma vela que tenha a classificação EN A ou EN B low, com tamanho adequado ao seu peso, nem maior, nem menor. Uma selete também adequada para o seu biotipo, reserva de acordo com o seu peso, capacete e rádio, completam o equipamento básico.

Este equipamento inicial deverá ser usado por no mínimo de 2 a 3 anos ou após 100 a 200 horas de voo, quando o piloto, se desejar pode trocar a vela por um nível acima, ou seja, a EN B hot. Lembre-se que sua vela deve ser revisada anualmente para evitar colapsos estruturais e manter os padrões de homologação do fabricante.

Grupo no WhatsApp – Notícias dos Ares

No aplicativo do Whatsapp temos um grupo denominado “Notícias dos Ares”. Indicamos que entre no grupo caso pretenda fazer o curso ou se informar sobre.
Neste grupo apenas os administradores (nós) contamos o que esta rolando aqui na escola, como aulas práticas, expedições, festas, aulas teóricas, artigos esportivos, dicas variadas e outras coisitas que achamos legal. Ah, e é bom você saber que escrevemos muito pouco por lá, assim não atrapalhamos o cotidiano dos membros do grupo.

Para participar do grupo basta clicar aqui e será automaticamente direcionado para o grupo do “zap” Notícias dos Ares.

Artigos que podem te ajudar: