Saiba o que vestir, o que levar, quais são os cuidados para a sua aventura ser prazerosa, vale tanto para quem for realizar o voo duplo, quanto para quem ingressou no curso de parapente, ou simplesmente quer realizar um passeio pela natureza.

O que levar

  • Leve máquina fotográfica, além de você registrar os voos de parapente os locais de prática do esporte são sempre charmosos, que valem o registro.
  • Dinheiro para gastos de natureza pessoal, como alimentação.
  • Leve e use repelente, às vezes os indesejados mosquitos estão presentes.
“Em zonas rurais e de proteção ambiental é comum as máquinas de cartão de crédito/débito terem problema com sinal, assim como os celulares.”

 

O que vestir

  • O ideal é optar por roupas leves e que deixam o corpo transpirar, porém que sejam resistentes as aventuras, como por exemplos calças maleáveis resistentes a abrasão.
  • Leve um casaco e um anorak/corta vento. Se for voar, esse item é fundamental.
  • Se você pretende ingressar no esporte invista em roupas com proteção UV, Dry-Fit, uma protege e a outra proporciona conforto, uma vez que o dry faz o suor evaporar com eficiência e seca mais rápido mantendo a temperatura do corpo em equilíbrio.
  • Visite nossa loja virtual, as entregas para Curitiba podem ser realizadas pelo motoboy, assim como via sedex e pac.

O que calçar

  • Utilize tênis ou bota de trilha/caminhada, que proporcione estabilidade, que não escape do pé, que tenha aderência ao solo, segurança e proteção no tornozelo, esses requisitos permitem a corrida para a decolagem sem desastres e micos.
  • Apesar de vermos muitos voos sendo realizados descalços ou de chinelo, evitem! Tanto o chinelo e/ou tênis inapropriados podem levar você escorregar na decolagem e/ou pouso e até escapar do pé. Então se algo pode ser realizado com um risco menor, porque não fazê-lo?
  • Se quiser levar um chinelo para utilizar durante o dia é recomendado, uma vez que possivelmente você irá passará o dia conosco, mas lembre-se de trocar pelo calçado apropriado quando for voar.

Evite Desidratação/Insolação

Tenha em mente que você irá passar o dia em contato com a natureza e é necessário que proteja-se do sol com protetor solar, boné, chapéu, viseira, óculos, que mantenha-se hidratado. Todos esses cuidados além de evitar câncer de pele em razão da exposição constante aos raios uv, também evitam insolação/desidratação.

Evite enjoos no voo

Não são todas as pessoas que enjoam durante o voo, porém algumas sim, tanto pilotos de parapente quanto passageiros. Esse enjoo é causado pelas subidas e descidas que acontecem durante o voo somado a outros fatores de sensibilidade fisiológica ou medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios. Algumas dicas práticas podem acabar ou reduzir significativamente a náusea. São elas:

  • Alimentação: evite alimentos gordurosos, pesados e bebidas alcoólicas na noite anterior e antes do seu voo, mas não voe de estômago vazio. A regra é alimentos leves e muita água.
  • Medicamentos: Existem medicamentos de venda livre que controla a sensação da náusea e vômitos, que somente são eficientes se tomados com pelo menos uma hora de antecedência do voo. Consulte seu médico para saber se você não possui nenhuma restrição para ingerir tais medicamentos. Ao mesmo tempo que existe medicamentos que controlam o enjoo, existe os que acentuam o enjoo, você deverá se informar se não está sob o efeito do que acentua.

Informe-se

Atividades de risco exigem que você saiba escolher o caminho mais seguro para ingressar no esporte, em nosso site você encontra diversas informações úteis, quanto mais conhecimento adquirir mais prazerosa e segura se torna sua aventura e será um grande prazer esclarecer suas dúvidas a respeito do voo livre ou paramotor.

Saúde

Apesar do parapente não exigir rigorosamente preparo físico é importante ter em mente que praticar atividades físicas, alimentar-se bem, dormir bem, ir ao médico com regularidade e outros hábitos positivos são importantes para uma vida saudável, plena e com menos riscos. O ideal é que faça um check-up para iniciar no esporte conversando com seu médico a respeito para averiguar se não há nenhum impedimento como crises agudas de labirintite, desvios sérios e perigosos na coluna, osteoporose, problemas cardíacos etc. Nunca é tarde para começar a cuidar-se melhor e praticar qualquer atividade com tranquilidade.

Finalizando

O voo livre depende de fatores favoráveis para ser realizado com um risco menor. É possível que por questões de segurança o voo seja cancelado, nesse caso preserve o bom humor e curta cada momento desde a preparação, planejamento e realização.

Desafie a si mesmo, nunca a natureza;
Supere os seus limites;
Uma montanha não se vence, se conquista, assim como as amizades.
Se o tempo não estiver favorável, adie sua investida. Não se trata de desistir, pois a montanha nunca sairá de onde está, trata-se de usar a inteligência e bom discernimento, que fazem parte de um planejamento bem elaborado e possibilidade de sucesso.