Um compromisso com a segurança é feito pelo piloto que vai voar.

É uma resolução firme que o piloto toma, de não se deixar envolver por situações perigosas, de não assumir riscos sob pretexto algum.

Um compromisso com a segurança é feito pelo piloto, por causa do amor que ele tem à vida, porque o piloto vê que não tem sentido, não vale a pena colocar sua preciosa e única vida em risco.

Isso não significa que o piloto não vai voar, mas pode significar que, muitas vezes, ele tenha que deixar de fazê-lo; sempre virão outros dias e mais dias perfeitos para o voo surgirão.

Um compromisso com a segurança surge quando o piloto reconhece que voar é sempre potencialmente perigoso. Perigoso, pois nunca conseguimos impedir uma enorme força de nos puxar: a força da gravidade.

Isaac Newton sobreviveu ao seu célebre encontro com a força da gravidade por dois motivos: a maça era pequena e a árvore não era muito alta…

Nós somos grandes e voamos muito alto.

Então precisamos de muito cuidado e de um compromisso com a segurança.

Ao assumirmos um compromisso com a segurança só uma ferramenta irá nos ajudar: nosso julgamento.

Nosso julgamento é o que nos fará reconhecer uma situação de perigo e evitá-la se tivermos assumido o compromisso.

Precisamos desenvolver um julgamento rápido e acurado, se desejamos voar com segurança. Nosso julgamento deve estar sempre alerta.

O julgamento não pode ser emprestado, ele tem que ser uma voz do próprio piloto e necessita de todo o conhecimento possível para ser preciso.

Tem que ser rápido, pois muitas situações exigem resposta rápida: às vezes instantânea. Acima de tudo, o julgamento do piloto não pode nunca deixar de analisar a condição do começo ao fim, e de notar as mudanças que estão ocorrendo a cada instante, para assim agir antes que seja tarde demais; para assim agir antes de se colocar em risco, evitando-o.

Um compromisso com a segurança envolve sempre reconhecer o perigo e evitá-lo imediatamente enquanto é possível escolher.

Um compromisso com a segurança envolve checar todos os itens possíveis, até que se assuma total responsabilidade por tudo o que ocorrer durante um voo; verificar tudo de tal maneira que o piloto que assim procede jamais possa dizer que não sabia, ou não pensou ou achou que não iria acontecer, etc, etc, etc.

Um compromisso com a segurança envolve ser responsável por tudo. Um compromisso com a segurança envolve um julgamento desenvolvido.

Um compromisso com a segurança envolve a firme decisão de não se colocar em situação de risco.

Texto de Luiz Pasquale

quem falha primeiro é a mente, não o corpo.